terça-feira, 23 de setembro de 2014

Salemão nos Açores!



Ocorrência:
No passado dia 03-09-2014, foi capturado pelo jovem pescador submarino Cárin Almeida, pela hora de almoço, perto da zona balnear da Fajã Grande em São Jorge, um espécime de “rainbow runner” (Figura 1) ou como é conhecido em português – Salemão (Elagatis bipinnulata). Infelizmente não foi possível saber as suas dimensões e peso exactos, mas estima-se que tinha aproximadamente 30 cm de comprimento total.

Figura 1- Espécime capturado no dia 03/09/2014 (Fotografia cedida por Cárin Almeida).
Registos anteriores:
O salemão foi descrito pela primeira vez para os Açores desde de 19931 sendo mais tarde reconfirmada a sua presença em 19952. Apesar deste peixe pelágico habitar as zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos3, é um peixe cuja ocorrência é rara no nosso arquipélago.

Curiosidades:
O salemão pertence à família Carangidae da qual fazem parte os Lírios. Apesar de apresentar um comportamento semelhante (aproximando-se dos mergulhadores sem apresentar muito receio), tem uma morfologia que o distingue dos restantes membros da mesma família, que apresentam em geral um corpo longo e comprimido lateralmente, enquanto que o salemão possui um corpo ligeiramente cilíndrico, quase fusiforme (característico dos atuns)4. Apresenta uma tonalidade característica (Figura 2) que facilita a sua identificação e que valeu o nome em inglês de “rainbow runner”. Tem o dorso azul desvanecendo para um verde até se tornar branco em baixo. Apresentam também duas linhas longitudinais finas de cor azul brilhante nos lados do corpo e entre elas uma faixa mais espessa de cor amarela ou esverdeada. Normalmente é avistado em grandes cardumes, mas por vezes encontram-se indivíduos solitários como foi o caso desta captura.

Figura 2- Salemão, Elagatis bipinnulata. Fonte: John E. Randall / EOL. License: CC BY Attribution-Noncommercial


Referências:
1.    ICN 1993. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Vol. III. Peixes marinhos e Estuarinos. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa. 146 PP.
2.    Azevedo, J. M., Heemstra, P. C. 1995. "New records of marine fishes from the Azores". Arquipélago. Life and Marine Sciences 13 (A): 1–10.
4.    Gunn, John S. 1990. "A revision of selected genera of the family Carangidae (Pisces) from Australian waters". Records of the Australian Museum Supplement 12: 1–78. doi:10.3853/j.0812-7387.12.1990.92

Para saber mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário